quinta-feira, 15 de março de 2012

Projeto: O que fazem essas abelhas nestas flores?

  TEMA: ABELHAS


QUESTÃO ORIENTADORA: O que fazem essas abelhas nestas flores?

CERTEZAS PROVISÓRIAS:

  • ELAS PICAM;
  • ELAS VIVEM EM COLMEIAS;
  • ELAS FAZEM MEL;
  • TEM UMA ABELHA RAINHA;
  • TEM FLORES DOCES QUE ATRAEM AS ABELHAS;
  • ELAS FAZEM BARULHO;
  • ELAS TEM ASAS;
  • ELAS TEM UM ESPINHO NA BUNDA;
  • ELAS TEM LISTRAS PRETAS E O CORPO É AMARELO;
  • QUANDO NÃO TEM MEL NA FLOR ELAS CHEIRAM AS OUTRAS;
  • ELAS FAZEM DODÓI NO BUMBUM E FICA UM BOLINHA VERMELHA E AS PESSOAS GRITAM;
  • AS ABELHAS GOSTAM DAS FLORES;
  • COMPRAMOS O MEL NO MERCADO;
  • AS ABELHAS PÕE O MEL NUM POTE E O HOMEM PEGA;
  • ELAS VOAM;
  • ELAS TRABALHAM MUITO QUANDO TEM SOL;
  • ELAS CHUPAM O MEL DAS FLORES, AÍ VÃO PRA CASA E COLOCAM O MEL NUM POTE;
  • SÃO AMARELAS;
  • O MEL É AMARELO E DOCE. O MEL DÁ PARA COLOCAR NO PÃO, NA BOLACHA, NA BANANA.

    DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:

    • TEM PRINCESAS E PRINCIPES ABELHAS?
    • COMO É QUE ELA FAZ MEL?
    • COMO ELA CARREGA O MEL?
    • SE ELAS TEM IRMÃOS – SE SÃO TUDO MENINAS OU MENINOS?
    • SE TÊM BEBÊ ABELHA?
    • QUANTAS PERNINHAS ELAS TÊM?
    • PARA QUE SERVEM AS ANTENAS?
    • SERÁ QUE ELAS TEM BOCA?
    • ELAS PEGAM MEL NA FLOR?
    • A CASINHA DA ABELHA É FEITA DE PALHA?
    • O MEL VEM DA FÁBRICA?
    • ELAS JOGAM PÓ NAS FLORES?

JUSTIFICATIVA:

Nossa escola é rodeada de flores chamando bastante a atenção dos alunos nas cores e seus formatos...
Ao passar pelo meio do canteiro de flores as crianças observaram abelhas em certas flores e logo iniciaram questionamentos. O que fazem estas abelhas nestas flores?
Muitas respostas vieram mas sem ter certeza.
Agora estamos curiosos para saber o que elas fazem nas flores e o porquê só naquelas flores, por isso queremos pesquisar e conhecer a abelha que tanto nos aguçou a curiosidade.

OBJETIVO GERAL:
  • Descobrir o que as abelhas fazem nas flores;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar a vida das abelhas em livros, revistas, internet;
  • Conhecer e relatar o benefício do mel produzido pelas abelhas;
  • Conversar com um apicultor;
  • Identificar as flores que as abelhas mais gostam;
  • Conhecer como ocorre a polinização;
  • Identificar o processo de preparação do mel

CAMINHO METODOLÓGICO:

  • Assistir o filme Bee Move;
  • Pesquisar em livros, revistas, internet...
  • Realizar atividades de leitura, escrita, raciocínio, associação..
  • Assistir a vídeos do You Tube;
  • Jogos na internet no site Zuzubalandia;
  • Desenho pintura, recorte, colagem, montagem;
  • Música, poesia, histórias;
  • Receitas com mel;
  • Teatro – dramatização.



























2 comentários:

Simonha disse...

Belo projeto!
Vou acompanhar com os alunos!

Abraços...

Edn@ disse...

Nós agradecemos e também sempre acompanhamos os estudos de vocês sobre o coração, pois na nossa turminha têm uma menina que já fez cirurgia no coração, e ela ficou super curiosa para ver o coração.