QUESTÃO ORIENTADORA: O que fazem essas abelhas nestas flores?
CERTEZAS PROVISÓRIAS:
- ELAS PICAM;
- ELAS VIVEM EM COLMEIAS;
- ELAS FAZEM MEL;
- TEM UMA ABELHA RAINHA;
- TEM FLORES DOCES QUE ATRAEM AS ABELHAS;
- ELAS FAZEM BARULHO;
- ELAS TEM ASAS;
- ELAS TEM UM ESPINHO NA BUNDA;
- ELAS TEM LISTRAS PRETAS E O CORPO É AMARELO;
- QUANDO NÃO TEM MEL NA FLOR ELAS CHEIRAM AS OUTRAS;
- ELAS FAZEM DODÓI NO BUMBUM E FICA UM BOLINHA VERMELHA E AS PESSOAS GRITAM;
- AS ABELHAS GOSTAM DAS FLORES;
- COMPRAMOS O MEL NO MERCADO;
- AS ABELHAS PÕE O MEL NUM POTE E O HOMEM PEGA;
- ELAS VOAM;
- ELAS TRABALHAM MUITO QUANDO TEM SOL;
- ELAS CHUPAM O MEL DAS FLORES, AÍ VÃO PRA CASA E COLOCAM O MEL NUM POTE;
- SÃO AMARELAS;
- O MEL É AMARELO E DOCE. O MEL DÁ PARA COLOCAR NO PÃO, NA BOLACHA, NA BANANA.DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
- TEM PRINCESAS E PRINCIPES ABELHAS?
- COMO É QUE ELA FAZ MEL?
- COMO ELA CARREGA O MEL?
- SE ELAS TEM IRMÃOS – SE SÃO TUDO MENINAS OU MENINOS?
- SE TÊM BEBÊ ABELHA?
- QUANTAS PERNINHAS ELAS TÊM?
- PARA QUE SERVEM AS ANTENAS?
- SERÁ QUE ELAS TEM BOCA?
- ELAS PEGAM MEL NA FLOR?
- A CASINHA DA ABELHA É FEITA DE PALHA?
- O MEL VEM DA FÁBRICA?
- ELAS JOGAM PÓ NAS FLORES?
JUSTIFICATIVA:
Nossa escola é rodeada de flores chamando bastante a atenção dos alunos nas cores e seus formatos...
Ao passar pelo meio do canteiro de flores as crianças observaram abelhas em certas flores e logo iniciaram questionamentos. O que fazem estas abelhas nestas flores?
Muitas respostas vieram mas sem ter certeza.
Agora estamos curiosos para saber o que elas fazem nas flores e o porquê só naquelas flores, por isso queremos pesquisar e conhecer a abelha que tanto nos aguçou a curiosidade.
OBJETIVO GERAL:
- Descobrir o que as abelhas fazem nas flores;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Pesquisar a vida das abelhas em livros, revistas, internet;
- Conhecer e relatar o benefício do mel produzido pelas abelhas;
- Conversar com um apicultor;
- Identificar as flores que as abelhas mais gostam;
- Conhecer como ocorre a polinização;
- Identificar o processo de preparação do mel
CAMINHO METODOLÓGICO:
- Assistir o filme Bee Move;
- Pesquisar em livros, revistas, internet...
- Realizar atividades de leitura, escrita, raciocínio, associação..
- Assistir a vídeos do You Tube;
- Jogos na internet no site Zuzubalandia;
- Desenho pintura, recorte, colagem, montagem;
- Música, poesia, histórias;
- Receitas com mel;
- Teatro – dramatização.
2 comentários:
Belo projeto!
Vou acompanhar com os alunos!
Abraços...
Nós agradecemos e também sempre acompanhamos os estudos de vocês sobre o coração, pois na nossa turminha têm uma menina que já fez cirurgia no coração, e ela ficou super curiosa para ver o coração.
Postar um comentário